Nesta quinta-feira (7), policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) realizaram uma palestra educativa em uma escola no bairro José e Maria, em Petrolina (PE).
Participaram da iniciativa o 2º Sargento Luiz, 3º Sargento Leandro, 3º Sargento João Ferreira, 3º Sargento Tardeli, e o Soldado Alisson, sob a coordenação do Tenente-Coronel Magnes, comandante do 5º BPM, com o apoio da gestora escolar, Geuzeli.
A palestra abordou temas importantes para o ambiente escolar, incluindo o crime de dano ao patrimônio público, previsto no artigo 163 do Código Penal, e o bullying/cyberbullying, recentemente classificado como crime pela Lei 14.811, sancionada em 15 de janeiro de 2024.
O evento teve como objetivo esclarecer os estudantes das turmas de 1º e 2º anos sobre as consequências de atos inadequados, como o vandalismo e furtos, que incluem danos a materiais escolares e furtos de pertences.
Os policiais reforçaram a importância da responsabilidade e alertaram os estudantes sobre as implicações legais dessas ações, inclusive para os responsáveis dos alunos.
A Patrulha Escolar também se colocou à disposição para auxiliar na segurança e bem-estar dos estudantes, visando construir uma relação de confiança e cooperação.
A ação conta com a coordenação geral da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), dirigida pela Coronel Cristiane, e reforça o compromisso da PM com a educação e proteção dos jovens na comunidade.