Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) José de Lima Júnior, em Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco, denunciaram a instalação de câmeras de vigilância próximas aos banheiros da instituição.
De acordo com os estudantes, a justificativa da diretoria para a instalação era o aumento da segurança e o combate ao vandalismo, mas os equipamentos estariam causando desconforto e preocupação.
Os relatos indicam que as câmeras foram apontadas para as cabines e que qualquer pessoa na secretaria da escola poderia acessar as imagens. Em resposta às reclamações, a diretoria informou que as câmeras já foram removidas. A escola afirmou que as imagens capturadas eram de uma sala próxima aos banheiros, sem acesso direto às cabines.
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) esclareceu em nota que câmeras de segurança existem apenas em áreas coletivas de atualização e circulação da unidade. A SEE enfatizou que não há câmeras nos banheiros, respeitando a privacidade e o bem-estar dos alunos.
Fonte Diário de PE