Na manhã desta terça-feira (22), uma operação conjunta realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), ONG Animallia e Ministério Público da Bahia (MPBA) foi resgatada no resgate de 65 aves silvestres em um depósito clandestino em Palmas de Monte Alto, interior da Bahia. A ação fez parte da 50ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, que combate crimes ambientais na região.
Durante a operação, as autoridades também resgataram um cão em condições precárias, vítima de maus-tratos. O animal estava debilitado, sem acesso adequado a água e alimento, destacando a gravidade da negligência no local.
A FPI do São Francisco, criada em 2002, é coordenada pelo MPBA, CREA-BA, CBHSF e MPT, e tem como objetivo proteger os recursos hídricos da bacia e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais. A engloba iniciativas de fiscalização e atividades de conscientização ambiental em escolas e comunidades da região, além de eventos para regularização de empreendimentos que possam impactar o Rio São Francisco.