A cidade de Petrolina foi escolhida para sediar o programa SerTão Inovador powered by InovAtiva, que visa apoiar projetos inovadores em estágios iniciais de maturidade em regiões descentralizadas do Brasil.
A iniciativa será conduzida pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo inovador na região.
As inscrições para o programa estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 14 de setembro através do site do InovAtiva. Nesta edição, serão selecionados até 25 empreendedores ou equipes com projetos que estejam nas fases de ideação até o nível de validação no mercado.
O SerTão Inovador é uma extensão do InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração de startups da América Latina, adaptado para promover o desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo inovador em nível regional.
O programa oferece quatorze semanas de capacitação empreendedora e mentorias individuais com profissionais experientes. Na fase final, as equipes terão a oportunidade de apresentar suas ideias a potenciais parceiros comerciais, clientes e investidores durante o Demoday.
Marcelo Santos, coordenador do programa no IFSertãoPE, destaca a importância da iniciativa: “O SerTão Inovador powered by InovAtiva é um programa que vem para somar aos esforços e ações na região do Sertão e demais localidades de Pernambuco, focando no desenvolvimento do empreendedorismo inovador. Para o IFSertãoPE, que tem na essência o fomento à inovação e ao empreendedorismo, conduzir esse programa é espetacular, pois cria novas oportunidades para o ecossistema e amplia o conhecimento de uma metodologia validada e reconhecida mundialmente.”
O programa SerTão Inovador powered by InovAtiva é gratuito e não exige participação acionária (equity free). Está aberto a soluções inovadoras de diversas áreas de atuação que estejam nas fases de criação, ideação ou validação.
A realização é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com suporte das incubadoras ISA e Sertão Maker do IFSertãoPE e apoio da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), Wadhwani Foundation, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), CESAR School e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).