Desde o início da manhã deste sábado (17) cerca de 400 reassentados dos Projetos de Irrigação de Pernambuco e Bahia, interditam a BR 428 do lado pernambucano, na altura do Trevo do Ibó, próximo a Cabrobó. Com essa interdição, caminhões e veículos de passeio, que vem para Bahia via Ponte do Ibó e vice-versa ficam impossibilitados de trafegar.
A reivindicação é para que seja restabelecida a energia para irrigar as plantações do Sistema Itaparica. Em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’ da Rádio Santa Maria, o Padre Luciano Lima, que faz parte do movimento, disse que todos os projetos estão participando do protesto que os trabalhadores do Projeto de Transposição no Eixo Leste, em Ourolândia pararam as máquinas e as atividades seguindo a orientação do movimento.
“Soubemos que a governadora está vindo a Petrolina para inaugura um percurso de água e nós aqui não temos nada. Esse protesto está sendo realizado para que tanto a governadora e os demais políticos d Estado de Pernambuco assim como o presidente Lula se sensibilizem com nossa situação. Só sairemos daqui quando vierem conversar conosco. Até o momento, apenas um primeiro contato foi feito, mas é uma negociação que não nos deixa seguros ainda. Estamos esperando ainda muitos outras pessoas para reforçar o protesto”, afirmou o padre.
A rodovia permanece fechada e, segundo a coordenação do movimento, só será permitida a passagem de ambulâncias e Corpo de Bombeiros.
Por telefone à produção do GRTV, a assessoria de imprensa da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que a responsabilidade de manutenção dos projetos de irrigação é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).