Petrolina (PE) alcançou uma marca histórica no Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS), obtendo uma nota de 4.5, a mais alta registrada pelo município até o momento.
Este resultado reafirma a liderança da cidade entre os grandes centros urbanos do Brasil, servindo como um modelo para as políticas sociais no país.
O IDCRAS avalia a qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e mede a eficácia das políticas implementadas pelo governo municipal.
O índice varia de 1 a 5, sendo que uma nota mais alta indica melhor qualidade no serviço prestado. Em 2016, Petrolina tinha uma nota de 2.26, o que ressalta o significativo avanço registrado nos últimos anos.
O aumento na pontuação do IDCRAS reflete importantes melhorias na assistência social do município, evidenciando um avanço na gestão e na qualidade dos serviços oferecidos à população.
O prefeito Simão Durando parabenizou as equipes envolvidas e reafirmou o compromisso com a continuidade e expansão das iniciativas bem-sucedidas. Ele destacou a importância desses indicadores para orientar as agendas políticas, qualificar os debates públicos e subsidiar decisões técnico-políticas.
“Desde 2017 estamos avançando e sendo referência na área da assistência social. Isso se deve ao compromisso e responsabilidade para seguir num contínuo aprimoramento do atendimento à população. Mais uma vez, somos destaque nacional com políticas públicas de qualidade. Isso vem para confirmar que estamos no caminho certo e continuaremos muito forte, cuidando da nossa gente. O social é prioridade da gestão. Sempre digo que nossa palavra de ordem é acolher, em especial, os que mais precisam”, afirmou Simão.
Nos últimos anos, o município tem aprimorado tanto o atendimento quanto a infraestrutura dos serviços socioassistenciais, especialmente dos CRAS e do Cadastro Único. Recentemente, Petrolina inaugurou um moderno Centro Administrativo de Assistência Social na área central da cidade, ampliando o acesso da população e fortalecendo a política do Sistema Único de Assistência Social no município.