Entre janeiro e junho de 2024, a Neoenergia Pernambuco recuperou 85 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia em Pernambuco, resultado de ações intensivas de prevenção e combate a desvios.
Esse volume é suficiente para abastecer a cidade de Olinda por 72 dias. No mesmo período do ano passado, foram recuperados cerca de 195 milhões de kWh, o que atenderia o município por seis meses.
Durante o primeiro semestre deste ano, a empresa realizou mais de 92 mil inspeções em todo o estado, identificando e regularizando mais de 24 mil ligações clandestinas, o que representa uma média superior a 130 regularizações por dia. Além disso, a Neoenergia substituiu 18 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, como parte de sua estratégia para melhorar a precisão na medição do consumo de energia elétrica.
Fábio Muniz, supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, destaca a importância da tecnologia na recuperação de energia e na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. “A tecnologia é uma forte aliada na estrutura de inteligência da empresa, em que nos permite agir de forma estratégica em favor destas recuperações, combatendo desvios com mais eficiência, independentemente se o consumidor seja pessoa física ou jurídica. Além de permitirem a recuperação de energia, esses atos permitem que os mais de 4 milhões de clientes da distribuidora tenham acesso aos serviços com ainda mais qualidade e segurança, pois acima de tudo, nosso compromisso é com a vida“, afirma Muniz.
A Neoenergia também implementou a blindagem de redes, que inclui a troca dos medidores tradicionais por um Sistema de Medição Centralizado (SMC). Os novos medidores são instalados em postes e monitorados remotamente, facilitando a detecção de interferências e melhorias na gestão da rede elétrica.
Além das inspeções e modernizações, a empresa promove a regularização de unidades clandestinas, oferecendo a instalação gratuita de medidores para consumidores que ainda não possuem o equipamento adequado.
A Neoenergia reforça que o furto de energia é um crime conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro e prejudica todos os clientes, pois causa modificações na rede e distribui o custo do roubo entre os consumidores regulares. Para combater esse problema, a empresa incentiva a denúncia de fraudes, que pode ser feita de forma anônima através das Centrais de Relacionamento ou pelo site da empresa.