Nesta quinta-feira (01), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reteve um caminhão na BR-104, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, por transportar 69,5 toneladas de milho, excedendo o peso permitido.
Durante a fiscalização, o caminhão foi abordado e foram identificadas inconsistências na nota fiscal apresentada. Inicialmente, o motorista apresentou uma nota fiscal para 50 toneladas de milho, mas uma segunda nota revelava uma carga adicional de 19,5 toneladas.
O destino informado na nota fiscal era Itabaiana, em Sergipe, mas o condutor alegou ter levado a carga para Pesqueira, onde foi recusada.
Além do excesso de peso, com 21 toneladas a mais do que o permitido, a documentação apresentada estava em desacordo com a rota real da carga. O caminhão foi recolhido ao pátio para que o transbordo da mercadoria excedente fosse realizado e ficará à disposição da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
O excesso de peso compromete a segurança no trânsito, afetando a suspensão e o sistema de freios do veículo, e também contribui para o desgaste prematuro do asfalto.