A Neoenergia Pernambuco lançou o projeto Conta Mínima, beneficiando consumidores de energia elétrica com faturas inferiores a R$ 70,00, dependendo da classe de consumo. A iniciativa oferece um prazo de até três meses para que os clientes quitem suas contas mensais sem juros ou multa por atraso.
O Conta Mínima é especialmente vantajoso para clientes residenciais com contas de até R$ 50,00 e para aqueles classificados como baixa renda, cujas faturas mensais são inferiores a R$ 5,00. Para unidades comerciais, o valor mínimo para pagamento da fatura é R$ 70,00.
Maria Aragão, gerente de arrecadação da Neoenergia, destacou que a iniciativa proporciona aos clientes mais tempo para organizar suas finanças sem a preocupação de pagar a conta de energia todos os meses. “Estamos ofertando mais tempo para que eles possam pagar pelo consumo, de forma organizada e estruturada, sem nenhum tipo de juros, multa ou negativação,” afirmou Aragão. Este projeto já é bem-sucedido na Neoenergia Elektro (SP) e em outros setores da economia, como telecomunicações.
Unidades residenciais com faturas inferiores a R$ 50,00 receberão a conta sem código de barras, apenas para conferência. Se, no mês seguinte, o valor ainda estiver abaixo do mínimo, a conta será emitida novamente sem o código de barras. No terceiro mês, a conta será emitida de forma completa, independentemente do valor.
Se um cliente receber uma conta de R$ 23 em junho, a fatura virá sem código de barras. Se em julho o valor acumulado de junho e julho não atingir R$ 50,00, a fatura será enviada novamente sem código de barras. No terceiro mês, a conta de junho, julho e agosto será emitida completa, com possibilidade de pagamento bancário.
Faturas abaixo do valor mínimo para pagamento incluirão a mensagem: “Valor não atingiu o mínimo para pagamento. Será acumulado e cobrado na próxima conta, sem a incidência de multas e juros.” No campo do código de barras, estará a mensagem: “Não receber. Valor será cobrado na próxima conta.”
Clientes que preferirem não participar do Conta Mínima podem cancelar a adesão pelo teleatendimento (116) ou em uma das lojas de atendimento da Neoenergia.