ACARI e CMDDCA de Petrolina promovem mobilização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes com a campanha “Faça Bonito”

A Associação Civil de Articulação para a Cidadania (ACARI) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolina estão unindo esforços mais uma vez na campanha nacional “Faça Bonito”, que visa informar, mobilizar e convocar toda a sociedade para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante o mês de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a ACARI e o CMDDCA realizarão diversas atividades.

Isso inclui palestras educativas e distribuição de materiais informativos em escolas, comunidades e espaços públicos de Petrolina, com o objetivo de construir e implementar políticas públicas voltadas para o público infantojuvenil.

Segundo Ilze Braga, psicóloga e coordenadora de projetos da ACARI, “a ONG espera que a campanha possa chegar a todas as famílias, crianças e profissionais da rede de proteção de Petrolina para que as pessoas compreendam a importância da educação sexual e da informação para a prevenção da violência. É preciso garantir que direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei Federal 8.069/90) sejam cumpridos, e assim possamos promover um ambiente seguro e saudável para que crianças e adolescentes possam se desenvolver integralmente!”.

Além das atividades da campanha, a ACARI realiza há mais de 17 anos outras ações voltadas para a construção e implementação de políticas públicas na região do Vale do São Francisco.

Exemplo disso é o álbum musical “Toda Criança tem Direito à Proteção” (2021), que aborda os direitos da criança e do adolescente e promove a autoproteção contra violência doméstica.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) tem como missão propor, deliberar, controlar e efetivar os direitos da criança e do adolescente em Petrolina, garantindo vida, saúde, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária.

É importante destacar que a violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Caso presencie alguma situação dessa natureza, é possível denunciar discando 100.

Para mais informações e suporte: 

Conselho Tutelar de Petrolina
Centro: 87 3862-9211
Gercino Coelho: 87 3862-2022
Plantão: 87 98861-0421
Creas Petrolina – 38615371
Conselho Tutelar de Juazeiro: 74 98819-2748
‎Plantão do Conselho Tutelar de Juazeiro – 74 9 9198-1304
CREAS Juazeiro – 74 9 8822-2665
Polícia Militar – 190

Deixe um comentário