“Temos atenção à saúde mental do policial”, diz secretário de Defesa Social de Pernambuco após ataque em batalhão

(Foto: Carlos Medeiros/SDS)

Uma semana após um soldado da Polícia Militar assassinar a esposa, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, e atirar em colegas do 19º Batalhão, na Zona Sul da capital pernambucana, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, falou pela primeira vez sobre a questão da saúde mental dos policiais militares.

Esse fato que aconteceu com o policial (feminicídio e ataque aos colegas), o coronel José Roberto (comandante geral da PM) já informou que não tinha um histórico de (problema) de saúde mental, mas os outros que têm a gente inclusive tem debatido algumas medidas complementares em relação ao tratamento desses policiais há algum tempo“, afirmou, em entrevista à Coluna Segurança, por Raphael Guerra.

Óbvio que a gente sempre tem que buscar novos caminhos, boas práticas em outras polícias, em outras instituições, mas temos atenção à saúde mental do policial“, disse Freire.

A gente vem fortalecendo os centros de assistência à saúde da Polícia Militar. Vem sendo fortalecido aqui, com uma nova sede, próximo ao QCG da Polícia Militar, onde era a Vila Militar. Uma sede moderna, com novas instalações, para que a gente tenha esse cuidado com o profissional“, pontuou o secretário estadual.

Segundo ele, também houve investimentos em centros para ajudar na saúde mental dos policiais militares que estão no interior.

Hoje, a gente tem em Palmares (Mata Sul), em Caruaru (Agreste). Precisa interiorizar ainda mais, porque a profissão de policial, como eu sou, é uma profissão diferenciada, por carga de estresse diferenciada“, explicou.

Freire disse ainda que os policiais civis também receberão mais atenção em relação à saúde.

A gente tem um projeto que está sendo executado de abertura de uma policlínica da Polícia Civil também com esse viés de atendimento multidisciplinar, com fisioterapia, atendimento psicossocial“.

Fonte Coluna Segurança – Raphael Guerra

Deixe um comentário