Dia Mundial da Pneumonia é celebrado neste sábado, saiba mais sobre a doença

12 de novembro é o Dia Mundial da Pneumonia. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, para conscientizar a população sobre a prevenção. Historicamente, a pneumonia causou muitas mortes no país, mas as campanhas através do Sistema Único de Saúde (OMS) fizeram o cenário mudar.

O que é a pneumonia?

A doença afeta o trato respiratório inferior, geralmente causada por um agente infeccioso, podendo este ser um vírus, bactéria ou fungo. Estes microrganismos geram inflamação dos tecidos de um ou ambos os pulmões, pela resposta do indivíduo ao agente agressor.

“O quadro clínico pode ser variável, mas, normalmente, o paciente apresenta-se com febre, taquipneia (frequência respiratória acima do esperado para aquela faixa etária), esforço para respirar e tosse. Em crianças pequenas, idosos e pessoas imunossuprimidas o quadro clínico pode ser menos específico, com sintomas mais discretos”, explica o médico pneumologista e docente do IDOMED, Daniel Messias Martins Alves Neiva.

O diagnóstico

A radiografia de tórax é uma das formas de se diagnosticar a doença, juntamente com a anamnese e o exame físico. É um exame de imagem que pode auxiliar no diagnóstico da pneumonia, mas ajuda também a avaliar a extensão das lesões, detectar complicações e ajuda a avaliar possíveis complicações da pneumonia.

“Outros exames, como análises laboratoriais, tomografia e ressonância são reservados para quadros e pacientes específicos, sendo utilizados em quadros mais graves, com suspeitas de complicações ou suspeita de outros diagnósticos”, comenta.

Deixe um comentário