Leitora afirma que convocação de professores não está contemplando cota; Educação nega

(Foto: Ascom/PMP)

O Blog foi procurado por uma leitora, que questionou a não convocação de professores da Educação Infantil, na rede municipal de Petrolina. Ela alega que os cotistas da seleção mais recente, não estão sendo chamados. “Estão ficando de fora, já chamaram 99 de ampla concorrência e só 11 de cota“, pontuou.

A denunciante relata ainda que a cota corresponde a um percentual das vagas, conforme lei municipal. O percentual em questão, segundo a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes é de 30%. Em resposta ao Blog, a pasta destacou que não há má fé ou “esquecimento” das cotas.

“O edital nº 02/2021 foi elaborado para essa seleção obedecendo a Lei Municipal das cotas nº 3.330 de 2020. Inclusive, a orientação do Tribunal de Contas do Estado foi respeitar o direito a estas vagas. Vale salientar que o edital é claro, para cada cargo foi disponibilizado uma quantidade de vagas para ampla concorrência e dessa quantidade deve-se respeitar os 30% destinando para cotas de negros e pardos, bem como a porcentagem para pessoas com deficiência“, diz a nota.

Convocações seguirão 

A Prefeitura de Petrolina confirmou ainda que, para a Educação Infantil, já foram convocadas “mais pessoas da cota para negros do que a obrigação inicial”, na sede.

“A Seduce continuará realizando as convocações de excepcional interesse público, conforme as demandas das unidades educacionais, os classificados em cotas continuarão a serem convocados, agora, seguindo conforme a regra de notas“, finaliza a nota.

Deixe um comentário