Brasil Food Safaris Vale do São Francisco: Viajantes vão conhecer patrimônio alimentar da região

Depois de passar pelo Pantanal em novembro, pelo Vale dos Vinhedos e Serra Gaúcha em janeiro e depois em Maio, chegou a vez do Vale do São Francisco receber pela primeira vez, a expedição Brasil Food Safaris – plataforma premiada internacionalmente pela prática do turismo sustentável.

Organizada pela Chef Juci Melo, do restaurante Flor de Mandacaru e por Pollianna Thomé, CEO dos Food Safaris, a edição Vale do São Francisco tem o propósito de proporcionar experiências de viagem exclusivas que conectam pessoas através da gastronomia e acontece entre os dias 6 e 11 de julho.

Os anfitriões desenharam esse roteiro com atividades para fugir do lugar comum. “Propomos uma viagem com opções autênticas que não são necessariamente conduzidas para turistas, mas que são paradas obrigatórias de todos aqueles que buscam boas experiências aliadas ao bem servir”, explicou Pollianna Thomé, que também é professora universitária e desenvolve pesquisa na área de turismo e gastronomia. “Vamos mostrar o que o Vale está fazendo de melhor e de novo, conhecendo também exemplos criativos de como os pequenos empreendimentos têm se reinventado ou se mantido em tempos de pandemia”, completou a Che Juci Melo.

A expedição prestigiará desde a Oficina de Artesanato Mestre Quincas, a Casa de Cambraia, o Samba de Véio ao por do sol com espumantes da Rio Sol. Um dos pontos altos será a aula de cozinha regional que a Chef Juci Melo realizará no seu restaurante com um cardápio que envolve as Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais) da Caatinga e os peixes regionais.

Workshops com produtores e especialistas também fazem parte da programação. Sergio Lima apresentará seu trabalho com a criação do Porco Preto da Serra da Santa assim como Carla Regina Vigolvino compartilhará os resultados da produção da empresa Boafruta. Na cafeteria Café de Bule os participantes serão apresentados aos Bolos de Pernambuco nomeados patrimônio imaterial e terão uma aula sobre cafés.

Também haverá uma incursão ao mundo dos queijos de cabra na Queijaria da Nia em Casa Nova/BA e dos vinhos orgânicos na Vinícola Bianchetti, além de muita diversão. Na sexta-feira o grupo desfruta de maneira privativa de uma degustação especial na Terra Nova e um passeio exclusivo no Vapor do Vinho. Mais informações em http://brasilfoodsafaris.com/

Confira a seguir a programação completa:

06/07 – Terça-feira: Chegada em Petrolina para inicio da expedição gastronômica. Check-in no hotel e passeio River Bier durante o por do sol para degustação de cervejas regionais e tábua de queijos elaborada pela chef Sandrine Scherer.

07/07 – Quarta-feira: Delicioso café da manhã e reunião do grupo no saguão do hotel. Breve apresentação de todos e partida para visitar a e a oficina do Artesão Mestre Quincas e o trabalho com carrancas de Mestre Biu dos Anjos.Ao meio-dia, vamos visitar o Bodódromo e almoçar no restaurante Bode do Angelo. O proprietário Angelo nos recebe para compartilhar seus conhecimentos e apresentar os pratos da casa. Ele é criador de bode e tem também uma boutique de carnes no local. Descanso no hotel após o almoço. Saída no fim da tarde para Jantar no restaurante Flor de Mandacaru e ter uma aula sobre o peixe Cari e uso de PANCs da Caatinga. Pernoite.

08/07 – Quinta-feira: Saída após o café da manhã para visitar uma fazenda de frutos nativos e exóticos de qualidade excepcional. A proprietária nos recebe nos campos para nos mostrar sua produção especializada principalmente em Caju, Carambola, Figo, Manga rosa e Goiaba Crocante. Em seguida, vamos conhecer uma produção de Porco Preto da Serra da Santa, onde será servido o almoço.Após descanso, seguiremos para a primeira atividade de enogastronomia na Vinícola Rio Sol onde conheceremos o parreiral e a área de produção de vinhos e poderemos tomar banho nas águas do Rio São Francisco degustando espumantes locais.

09/07- Sexta-feira: Após o café da manhã no hotel, vamos embarcar na van com destino à queijaria da Nina e conhecer seu trabalho com queijos de cabra na companhia do especialista Prof. Dr. Daniel R. Menezes da UNIVASF, representando o projeto Queijos do Sertão.A manhã continua com uma visita PRIVATIVA guiada pelo parreiral da Vinícola Terra Nova, casa da Miolo no vale do Rio São Francisco. Seremos então acolhidos na vinícola com uma degustação de rótulos especiais de espumantes. Uma experiência de enogastronomia que ficará na memória. Com as energias renovadas na área rural, vamos embarcar no Vapor do Vinho – uma navegação PRIVATIVA pelo Lago Sobradinho com banho, paisagens exuberantes sob o som de forró pé-de-serra. O almoço será embarcado e a atividade acontece até o por do sol. Uma tarde dedicada à celebração da vida de forma privativa e exclusiva para o Food Safaris.

10/07- Sábado: Saída após o café da manhã em direção à Lagoa Grande/PE para conhecer a tradicional Vinícola Bianchetti, a mais antiga de Petrolina com sua produção de suco de uva orgânico e vinhos. Nossa terceira experiência de enogastronomia no roteiro. No retorno para Petrolina, vamos conhecer a cooperativa de produção de alimentos Casa de Cambraia, onde um grupo de mulheres confeccionam diariamente em torno de 3mil iguarias entre elas a cambraia (beijuzinho seco), as cambraias temperadas (orégano, alho cebola, cenoura, couve e beterraba), o beiju (tapioca) e o sequilho doce. Pausa para almoço no centro da cidade e retorno para o hotel para descansar.No meio da tarde vamos até o Café de Bule para conhecer o Bolo de Rolo e Bolo de Noiva – ambos Patrimonio Imaterial de Pernambuco e degustá-los com um delicioso cafézinho. Também vamos experimentar o queijo da Dona Nina no recheio de Cartolas. Em seguida vamos conhecer o Samba de Véio da Ilha do Massangano – uma manifestação cultural afro descendente que envolve uma roda de samba animada com tamboretes e as palmas dos participantes. Crianças e adultos brincam e somos convidados a nos juntar à roda para dançar e cantar. Retorno para o hotel e pernoite.
11/07- Domingo: Check-out e partida. Fim do Food Safaris Vale do São Francisco.

Deixe um comentário