
Categoria voltou às ruas nesta segunda. (Foto: Blog Waldiney Passos)
Durante o programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na rádio Jornal, o representante dos mototaxistas de Petrolina, Josivaldo Manoel, comemorou o retorno das atividades da categoria no município nesta segunda-feira (17) após quase quatro meses de paralisação devido à pandemia.
De acordo com Josivaldo, a categoria estava muito ansiosa pelo retorno às atividades, que é a única fonte de renda da maioria dos mototaxistas. “Graças a Deus o governo do estado liberou o trabalho dos mototaxistas. É de onde tiram seu sustento e muitos companheiros não foram contemplados com o auxílio emergencial do governo federal”, disse.
Além disso, o representante da categoria afirmou que o cuidado agora é com a saúde dos mototaxistas e dos passageiros. “O que mais importa é a saúde. Mas eu acredito que a utilização da máscara, que é uma recomendação dos profissionais de Saúde do mundo inteiro e o álcool, já inibe muita coisa e nos ajuda a trabalhar de uma forma mais segura”, pontuou.
Liberação
O anúncio da liberação dos mototaxistas aconteceu na última quinta-feira (13). Na oportunidade, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, detalhou o protocolo a ser seguido para salvaguardar a saúde do trabalhador e do passageiro.
Será obrigatório o uso de máscaras para condutores e passageiros, assim como a profilaxia do capacete para uso do passageiro a cada nova viagem. Passageiros devem manter a viseira do capacete fechada durante o trajeto, para evitar que o vento traga sujeira ou partículas que os obriguem a tocar os olhos e outras partes do rosto. Além disso, o condutor deve manter um distanciamento entre mototaxistas de 1 metro e meio (1,5m), nos pontos ou onde as motos pararem.