
(Foto: ASCOM)
A partir da próxima segunda-feira (30), petrolinenses que apresentarem indícios mais leves de coronavírus como tosse, coriza, dor de garganta e febre poderão receber orientações através de uma chamada de vídeo.
Através de um celular ou um computador será possível receber orientações de médicas e enfermeiras sobre sintomas de síndromes gripais. Uma sala de teleorientação foi montada pela prefeitura para atender essas pessoas.
O serviço será aberto ao público e tem por objetivo levar mais tranquilidade à população e evitar a concentração de pessoas na rede de saúde.
Para receber as orientações, o paciente precisa entrar no site petrolina.tisaude.com, realizar um cadastro simples com os dados pessoais e agendar o atendimento com uma das profissionais que aparecerá na tela do celular ou computador. Após a marcação da data e horário, serão enviadas mensagens de SMS e no WhatsApp do usuário cadastrado para lembrar a teleorientação.
A Prefeitura oferecerá o serviço de segunda à sexta, nos horários das 8h às 17h. É importante que os usuários, contudo, só procurem o atendimento para casos de sintomas de doenças respiratórias.
“É um modelo para ampliar o atendimento preliminar. Não é telemedicina. O paciente só recebe algumas instruções e se for constatada a necessidade de uma consulta no posto de saúde ou até um encaminhamento mais grave, a nossa equipe de saúde imediatamente redirecionará ao médico especialista. Isso além de trazer mais tranquilidade a pessoas que estão com medo de estar com alguma doença mais grave, diminui o risco dos postos de saúde e demais serviços ficarem lotados”, explica o prefeito Miguel Coelho.
O serviço é pioneiro e Petrolina será a primeira cidade de Pernambuco a adotar o sistema remoto na rede pública. A tecnologia foi desenvolvida por uma startup do Porto Digital e já testada em unidades privadas de saúde.