
O primeiro ensaio foi feito no Parque Municipal Josepha Coelho. (Fotos: Bianca Luara)
Durante a gestação, a realização do pré-natal é fundamental na prevenção ou detecção precoce de patologias tanto das mães como dos bebês, proporcionando um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Pensando nisso, um projeto pioneiro desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina (PE), tem feito a diferença.
A iniciativa partiu da Enfermeira Louise Mangabeira, que atua há dois anos no Antônio Cassimiro, principalmente no atendimento às gestantes. Em entrevista ao Blog Waldiney Passos, ela contou o que motivou a criação do projeto fotográfico que vem dando resultados positivos.
“Inicialmente era uma questão de autoestima, com o objetivo de mostrar que a gravidez por mais que tenha complicações, ela também é uma fase bonita. Eu percebia que para as pacientes, a gestação era só mais uma fase da vida, mas que não era uma fase de comemoração , o longo período da gestação não era comemorado. Aliado a isso veio o incentivo ao pré-natal”, disse.
Intitulado “Doce espera”, o projeto conta ainda com a maquiadora Monalisa Ellen e com a fotógrafa Bianca Luara, que se dispuseram a embarcar, de forma voluntária, no projeto idealizado por Louise. O primeiro ensaio do projeto foi feito há pouco mais de um mês, no Parque Municipal Josepha Coelho, e beneficiou cinco gestantes que seguiram todos os requisitos, o cumprimento do pré-natal, é o principal deles.
“O pré-natal é de suma importância para a gestação. O projeto premia as gestantes que fazem todas as consultas, que participam das palestras educativas, e cumprem todo o processo”, explica Louise. “É uma rede de mulheres beneficiando outras mulheres. O que eu quero é que nos próximos anos tenham mais pessoas envolvidas, mais maquiadores e fotógrafos disponíveis e que mais gestantes sejam assistidas por esse projeto”.
Larissa Fernanda da Silva Oliveira foi uma das beneficiadas no primeiro ensaio. “Foi a melhor coisa que me aconteceu, foi maravilhoso, a maquiagem, as fotos. Foi muito bom participar desse projeto, se não fosse elas eu não teria condições de fazer um ensaio fotográfico”, ressalta.
Um Comentário
Maria Carluce
21 de outubro de 2019 at 19:55Boa noite Seu Waldiney! Gostaria de pedir ao senhor para, se possível, divulgar a perda de uma carteira com todos os documentos do meu pai ADEMAR RAMOS DO NASCIMENTO.Ele perdeu na sexta-feira ao sair a pé do Gercino Coelho até o Posto São Francisco. Os telefones para contato são:
(87) 98839-1575
(87) 99643-7171
Desde já agradeço pela atenção.
Atenciosamente,
Carluce Ramos.
(87) 98839-1575.